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E aí, hobbitssssss bonzinhos? Estamos estreando o nosso blog. Este é o primeiro artigo de muitos que virão para mostrar à toda Terra-Média que viemos para ficar! E nada melhor do que começar falando sobre empreendedorismo, este grande desafio que tem cumprido um papel ambíguo na nossa cultura nos últimos anos: ao mesmo tempo que é o sonho de muitos brasileiros, é também um tormento diante de um quadro de instabilidades econômicas e políticas pelas quais estamos passando. A falta de visão estratégica é o que tem feito muitas empresas se sentirem perdidas neste imenso mar competitivo que é o mercado. Empreender realmente não é fácil, mas é possível desenvolver um negócio de sucesso se você souber por onde começar e manter o foco nisso.

As regras independem do tamanho do negócio. Seja você um empreendedor individual ou um gestor de alguma grande empresa, ter uma visão estratégica bem definida pode ser vital para a saúde do seu empreendimento.

Precisa de uma ajudinha? Leia o nosso artigo, vamos mostrar como você pode mudar seu mindset para ampliar sua visão estratégica diante dos negócios. Avante!

Desenvolvendo sua visão estratégica

Todo empreendimento ronda uma estratégia, é ela que vai conduzir o seu negócio para as direções certas. Elaborar um planejamento com foco numa visão estratégica é dar o primeiro passo para um negócio concreto.

Podemos definir a visão estratégica como as opiniões e conclusões que um gestor possui em relação à direção a ser tomada e à orientação futura em termos de produto, mercado, cliente e tecnologia.

A visão estratégica expressa as aspirações do gestor, fornece um panorama geral dos passos que a empresa está dando. Uma estratégia articulada com clareza comunica aos investidores as aspirações do gestor e favorece uma ação sinergética de todos os colaboradores da empresa.

Essa visão, quando bem concebida, é específica e distintiva, e não contém expressões de positividade genérica que possam se referir indiscriminadamente a centenas de organizações. Por isso, sempre que falamos em estratégias de negócios, temos que levar em conta todas as particularidades de uma empresa. O que funciona bem para uma pode ser um total desastre para outra!

Comunique sua visão estratégica

Uma transmissão eficaz da visão estratégica por meio dos vários níveis gerenciais e seus dependentes é tão importante quanto a escolha de uma orientação estrategicamente válida no longo prazo.

Uma visão efetivamente transmitida é uma ferramenta de gerenciamento preciosa para obter apoio e compromisso da equipe para mover a empresa na direção desejada. Veja algumas ações:

1. Resuma a essência da visão estratégica em um slogan

Transmitir a visão estratégica para o pessoal é mais simples e eficaz se o gestor puder descrever o ponto de chegada esperado pela empresa com um slogan atraente e fácil de lembrar.
Criar um pequeno slogan que ilustra a direção do negócio e os objetivos a serem buscados ajuda a aproximar os membros da organização e a superar quaisquer obstáculos ao longo do caminho sem perder de vista seus objetivos.

2. Supere a resistência a uma nova visão estratégica

Para introduzir com sucesso uma visão estratégica e uma direção radicalmente nova, os empreendedores devem apresentar fundamentos lógicos irrefutáveis.
A visão estratégica torna-se real somente se sua definição formal permanecer impressa nas mentes dos membros da organização e posteriormente for traduzida em estratégias e objetivos concretos.

3. Reconheça os pontos de flexão estratégica

Em alguns casos, uma alteração significativa no ambiente da empresa envolve uma mudança radical nas perspectivas e requer uma revisão drástica do caminho estratégico.
Uma resposta atempada às mudanças no ambiente externo reduz a probabilidade de ficar preso em um mercado em declínio ou de escapar de oportunidades de crescimento novas e atraentes.

4. Compreenda as vantagens de uma visão estratégica clara

Uma visão estratégica bem ponderada e comunicada de modo energético oferece diversas vantagens:

  • cristaliza os pontos de vista dos executivos seniores no gerenciamento de longo prazo da empresa;
  • reduz o risco de decisões não coordenadas;
  • é uma ferramenta para obter apoio de membros da organização para mudanças internas que ajudarão a transformar a visão estratégica em realidade;
  • é uma indicação para gerentes de níveis inferiores na elaboração das missões e objetivos das áreas funcionais individuais;
  • ajuda a organização a se preparar para o futuro.

Defina seus objetivos

A visão estratégica de um negócio é somente isso, uma visão, algo abstrato, a não ser que seja transformada em metas de desempenho. Em outras palavras, ela é dependente de uma série de objetivos que precisam ser atingidos.

Os objetivos representam um compromisso gerencial para alcançar determinados fins em um negócio. Um objetivo bem formulado é mensurável e tem uma data de validade temporal. Ele também tem valor gerencial, pois serve como referência para uma avaliação constante do desempenho e progresso da empresa.

Todo gerenciamento requer dois tipos de parâmetros: aqueles relacionados ao desempenho financeiro e aqueles ligados ao desempenho estratégico.

Os objetivos financeiros referem-se a metas de desempenho financeiro estabelecidas pela administração. Já os objetivos estratégicos referem-se a metas que indicam o fortalecimento da posição de mercado da empresa, a vantagem competitiva e futuras perspectivas de negócios. Um melhor desempenho estratégico favorece o melhor desempenho financeiro.

1. A importância do balanced scorecard

Parâmetros de desempenho financeiro são indicadores atrasados, isto é, refletem os resultados de decisões e atividades passadas. O desempenho financeiro atual ou passado não é um indicador confiável das perspectivas futuras da empresa.
Indicadores de tendências mais fortes e confiáveis ​​para as perspectivas de negócios e para o desempenho financeiro futuro são os resultados estratégicos que indicam a força ou o enfraquecimento da competitividade e posição competitiva da empresa.
Uma empresa que busca e alcança objetivos estratégicos com o foco de aumentar a competitividade e a força do mercado está muito mais inclinada a melhorar o desempenho financeiro futuro.
A ferramenta ideal de medição de desempenho é um balanced scorecard, que leva em consideração os objetivos de forma econômica e estratégica.
A forma mais segura para aumentar a rentabilidade da empresa é perseguir os objetivos estratégicos destinados a fortalecer a posição de mercado da empresa e gerar uma vantagem competitiva crescente em relação às empresas concorrentes.

2. A necessidade de objetivos em todos os níveis da empresa

Os objetivos não devem limitar-se às expectativas da alta gerência quanto ao desempenho esperado de toda a organização. Os objetivos gerais devem ser traduzidos em objetivos relacionados a cada unidade de negócio, linha de produtos e área funcional da empresa.
A definição dos objetivos é um processo que vai do topo à base da organização. Cada unidade deve, portanto, estabelecer metas de desempenho que apoiem ​​a consecução dos objetivos estratégicos e financeiros da empresa como um todo.

3. Definição dos objetivos do topo à base

O processo de cima para baixo, que primeiro define os objetivos de desempenho de toda a empresa e, em seguida, insiste que os objetivos estratégicos e financeiros das diversas áreas de negócios, divisões e unidades operacionais estão intimamente relacionados à conquista dos objetivos centrais, tem duas vantagens.

Primeiro, ajuda a criar coesão entre os objetivos e estratégias de várias partes da organização. Também ajuda a harmonizar os esforços internos para mover o negócio ao longo de seu caminho estratégico predeterminado.
Um processo que começa da base sem uma direção do topo destaca quase sempre a ausência de liderança estratégica por altos funcionários.

Longe de esgotar o assunto, trouxemos apenas uma noção sobre visão estratégica, a importância de focar em objetivos concretos e mensuráveis e como isso tudo pode dar uma direção mais firme para seus negócios.

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