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Quando o blog surgiu, ele funcionava como um diário pessoal. Nele, qualquer usuário falava sobre suas experiências de vida e pensamentos. Hoje, porém, ele assume um papel totalmente diferente: aos poucos, o blog deixou de ser apenas entretenimento e se tornou fonte de informação.

Assim, as empresas também passaram a utilizá-lo, mas agora como uma ferramenta de marketing digital.

O blog corporativo, então, tornou-se o principal canal do marketing de conteúdo. Essa estratégia busca oferecer conteúdo original e de valor para os consumidores, com o objetivo de construir uma percepção positiva sobre a marca e gerar mais oportunidades de negócio.

Percebe como o blog é importante para isso? Ele é uma grande biblioteca de conteúdos em que a empresa pode aprofundar temas da sua área de atuação e engajar os consumidores.

Entenda por quais motivos a sua empresa deve ter um blog

Dentro do marketing de conteúdo, o blog corporativo traz uma série de benefícios para as empresas que sabem utilizá-lo. Agora, então, vamos ver por quais motivos você deve também ter um blog para a sua marca:

1. Melhorar o posicionamento no Google

Esse é um dos principais fatores que explica a força do blog nas estratégias de marketing atuais. Quando as empresas entenderam que o blog corporativo melhora o posicionamento nos resultados orgânicos do Google, as mesmas passaram a priorizar essa ferramenta.

Mas por que isso acontece? Porque o Google quer apresentar ao usuário os melhores resultados para a sua pesquisa.

Em geral, quando usam o buscador, os usuários querem resolver dúvidas: “qual é a melhor padaria do bairro”, “como pintar uma parede”, “o que é branding”. Então, é esse tipo de questão que o seu blog deve responder, conforme a sua área de atuação.

Para ter mais resultados com o blog, é importante trabalhar as técnicas de SEO nas páginas, como o uso de palavras-chave, URLs amigáveis, design responsivo, carregamento rápido dos conteúdos (páginas), entre outros fatores.

2. Gerar mais oportunidades de conversão

Melhorar o posicionamento no Google é o objetivo de muitas empresas. Mas você sabe dizer por que isso é importante? Muitas pessoas respondem que é para gerar tráfego. De fato, as primeiras posições do Google são os links mais clicados. Porém, o tráfego, por si só, não representa um resultado efetivo.

Mais importante que isso é entender o impacto da qualidade desse tráfego. São pessoas que estão buscando por uma solução naquele exato momento e, por isso, estão mais prontas para a conversão.

Então, as páginas do blog devem oferecer o conteúdo, mas também direcionar o visitante para a conversão. Pode ser entrar em contato, pedir um orçamento, seguir nas redes sociais ou até comprar logo um produto. Assim, você converte o visitante em um lead ou cliente, ou seja, uma oportunidade real de negócio.

3. Educar o consumidor com conteúdo relevante

Os posts do blog WordPress são uma oportunidade de educar o consumidor. Você pode aproveitar para explicar conceitos do seu mercado, responder as principais dúvidas dos clientes e quebrar objeções de compra. Quanto mais informado o seu consumidor está, mais valor ele percebe na sua marca e mais maduro ele está para comprar.

Para acertar em cheio na produção do conteúdo, entenda quais são as necessidades do seu cliente em cada etapa da jornada de compra. No início, talvez você precise resolver questões mais genéricas. À medida que ele amadurece, as dúvidas se tornam mais específicas.

4. Criar um relacionamento com o público

A produção de conteúdo também é uma oportunidade de engajar o consumidor. Um leitor assíduo do blog está sempre perto da sua marca, sabe sobre as suas novidades e aprende sobre a sua área de atuação, e ainda pode interagir nos comentários e redes sociais.

Dessa forma, você estabelece um relacionamento de confiança com ele. Quando ele precisar de uma solução dentro do seu mercado, você estará na lembrança dele, à frente de outros concorrentes.

5. Construir autoridade de marca no blog

Com a produção de conteúdo para um blog de negócios, você demonstra que domina tudo sobre a sua área de atuação e se torna uma referência no mercado. Na hora da compra, os consumidores confiam muito mais em uma empresa que é autoridade no assunto!

Além disso, como uma referência, o blog tende a receber links de outros sites (chamados de backlinks). E isso é um dos fatores de SEO mais importantes para o ranqueamento no Google. O buscador entende que você merece as primeiras posições porque provavelmente oferece ótimos conteúdos, já que recebe tantas referências.

6. Obter resultados com baixo custo

Um blog de empresa serve para gerar tráfego qualificado, aumentar a autoridade da marca, engajar os consumidores e gerar mais oportunidades de vendas. Talvez você pense que isso vai custar muito dinheiro!

No entanto, a boa notícia é que o blog é uma estratégia de baixo custo: você não precisa investir em mídia paga (como links patrocinados e Facebook Ads) para ser encontrado pelo consumidor. Tudo depende apenas da produção de bons conteúdos — que pode ser feita até mesmo pela sua própria equipe.

É claro que você pode investir em publicidade digital para divulgar as publicações do blog empresarial e potencializar os resultados. Mas o investimento não é imprescindível.

7. Gerar resultados permanentes

Além de ter baixos custos, o blog também gera resultados permanentes. É verdade que o retorno pode demorar a aparecer, pois o Google precisa de tempo para entender que o seu blog é relevante.

Porém, quando os resultados aparecem, eles permanecem ao longo do tempo. Afinal, um post publicado no blog continua a gerar tráfego e backlinks durante muito tempo, mesmo sem mexer mais nele (embora você deva sempre mantê-lo atualizado). Então, quanto mais conteúdo relevante você publicar, mais resultados terá no longo prazo.

Agora, antes de terminar este artigo, vale ressaltar: ter um blog traz ótimos resultados para a sua empresa, mas isso só é possível se você alimentá-lo com conteúdos de valor para o seu público.

De nada adianta encher de publicações que só falam dos seus produtos e não resolvem as verdadeiras dores dos seus clientes. Você precisa solucionar dúvidas e gerar conhecimento de acordo com a jornada de compra. Só assim você consegue engajar o consumidor e gerar resultados efetivos para o seu negócio.

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