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Investir em mídias sociais é uma das principais estratégias que você pode fazer dentro do inbound marketing, com o objetivo de alavancar seus negócios. Hoje, uma empresa que não está presente em alguma mídia social é praticamente invisível no mercado.

O marketing na web pode aumentar significativamente seu volume de negócios, mesmo se for uma empresa de atuação local. Particularmente, o social é o maior recurso para engajar seus consumidores.

Falar em investimento significa, a priori, dedicar uma parte do orçamento para determinada ação estratégica. Em outras palavras, “sacar o talão de cheque”, como se dizia antigamente. A pergunta que logo vem à tona é: quanto sua empresa deve investir em mídias sociais?

Pense no seguinte: você é um empreendedor e, portanto, sabe que uma receita universal ou uma fórmula mágica simplesmente não existem. No entanto, uma resposta sobre o quanto investir nas estratégias de marketing em mídias sociais na web é bem plausível.

Acompanhe nossa nova jornada para descobrir quanto você deve investir em mídias sociais, e como fazê-lo.

Investir em mídias sociais

A resposta para a pergunta feita anteriormente, de quanto investir, vai depender do valor do seu tempo. Pensando de uma outra maneira, você deve responder a esta questão: quanto vale o seu tempo em termos de dinheiro?

Isso mesmo: antes de tudo, você precisa identificar o valor que dá ao tempo que você investe em seu negócio. E como empreendedor, você precisa saber que esta é uma questão fundamental não só para planejar corretamente o orçamento que será alocado em suas campanhas de marketing na web e nas mídias sociais, mas também para o gerenciamento adequado de sua empresa.

Como agência de inbound marketing, é muito comum nos depararmos com clientes que não têm certeza do orçamento que devem dedicar para investir em estratégias como posicionamento SEO, publicidade online, geração de leads e, principalmente, marketing de mídias sociais.

As mídias sociais são o cerne do inbound marketing. Mas há muita falta de conhecimento sobre investimentos nessas estratégias de web marketing. Enquanto alguns empreendedores chegam a dedicar 20%, até 30% ou mais do seu faturamento bruto no investimento em marketing (em que boa parte é para investir em mídias sociais), ainda há aqueles que acham que 1% já é um número exorbitante.

Então, qual é a regra geral?

Para entender quanto investir em mídias sociais, é preciso antes conhecer o quanto você está disposto a investir no web marketing como um todo. E para saber quanto investir, é preciso saber quanto você pretende ter de retorno.

Para determinar isso, pode ser útil saber o que seus concorrentes e outras empresas do setor fazem em geral.

De acordo com o CMO Survey 2017, a média de investimento em mídias sociais é de 13% do orçamento em marketing, tendendo a subir para 18,5% nos próximos 5 anos. Isso reflete o quanto as mídias sociais estão crescendo de forma impressionante e tomando cada vez mais espaço nas estratégias de web marketing.

Calcule o ROI da sua campanha de web marketing

Como dissemos, para você saber o quanto investir em mídias sociais, é preciso compreender seu orçamento geral de web marketing. Saber calcular o ROI das suas campanhas é o passo inicial.

ROI é um acrônimo originado no complexo mundo das finanças. Significa Return On Investiment, ou retorno sobre o investimento. Calculá-lo, de forma geral, não é difícil. Existem níveis de complexidade de acordo com o tipo de negócio e tamanho da empresa.

Mas eis um exemplo bem simplificado: se você investiu R$ 1.000,00 em uma ação e ela lhe trouxe um retorno de R$ 1.500,00, isso significa que sua estratégia lhe rendeu 50%.

No entanto, calcular o ROI no web marketing é um pouco mais complexo. Digamos que você tenha uma loja de bolsas. E que você vende ao público uma bolsa no preço de 100 reais. Se o custo dessa bolsa for de 60 reais, os 40 reais restantes representam sua margem. Porém, há outros custos envolvidos, como transporte, contabilidade etc. Digamos que isso represente mais 10 reais, sobrando 30 reais de lucro.

Agora, digamos que você invista R$ 10 mil em uma campanha de marketing na web para vender bolsas, conseguindo vender 500. O lucro bruto será de:

500 bolsas X R$ 30,00 = R$ 15.000,00

Mas o lucro real (ou líquido) será de R$ 5.000,00, pois é preciso subtrair os R$ 10 mil investidos na campanha. Neste ponto, para calcular o ROI basta dividir o lucro real pelo valor investido, chegando ao resultado de 50%.

Como investir seu orçamento em mídias sociais

Um dos equívocos mais comuns que as pessoas têm sobre as mídias sociais é que elas são gratuitas. Embora as várias plataformas de redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube etc.) sejam de fato gratuitas para usar, há um custo relativamente alto para impulsioná-las em termos de negócios.

Além disso, há custos relacionados à gestão de mídias, criação de conteúdo, publicidade, entre outros. Alguns poderiam argumentar que esse custo seria baixo ou até inexistente caso você mesmo cuidasse de todos esses detalhes. Então, voltamos ao que dissemos no primeiro tópico: qual o valor do seu tempo?

Como empreendedor ou proprietário de uma pequena ou média empresa, o seu tempo é provavelmente muito escasso. É uma utopia acreditar que é possível administrar o seu negócio e gerir o marketing e as mídias sociais da sua empresa.

Estar presente na web há tempos deixou de ser um diferencial: hoje é obrigatório. Se você não investir em mídias sociais, corre o risco de morrer na praia. Pior ainda: pode ter certeza de que, enquanto você decide se vai ou não investir em mídias sociais, provavelmente, o seu concorrente já está “roubando” os seus clientes. Hoje, quase 95% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais.

Não bastasse o tempo ter um valor inestimável, o que impede qualquer empreendedor de se dedicar ao marketing na web para seus negócios, ainda temos o fator estratégico. Se você tivesse tempo para gerir suas mídias, você saberia exatamente o que e como fazer?

O inbound marketing realmente revolucionou a maneira de fazer marketing, principalmente online. As mídias sociais abriram portas para pequenas e médias empresas disputarem no mesmo nível de igualdade com as grandes marcas. Porém, ele só funciona seguindo uma estratégia bem-definida.

Criar conteúdos e gerenciar as mídias sociais é um trabalho árduo que deve ser realizado minuciosamente, seguindo um conjunto de estratégias projetadas de acordo com cada negócio.

Agências de inbound marketing sérias saberão como lidar com cada planejamento individual, traçando a melhor estratégia para você investir em mídias sociais segundo seus objetivos. Quer saber como sua empresa pode alavancar com um marketing bem elaborado? Entre em contato e teremos o prazer de apresentar soluções criativas para você e seu negócio!

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