agência de marketing digital o condado

As redes sociais são uma das melhores ferramentas de inbound marketing que as empresas podem utilizar. Mas muitos negócios não alavancam simplesmente por não terem uma adequada gestão de redes sociais.

Você cria uma fantástica página da empresa no Facebook, começa a ter um grande número de seguidores no Twitter, atualiza periodicamente a página do LinkedIn e posta conteúdos interessantes no Google+. Em suma, você estabelece as bases para uma presença comercial nas redes sociais.

E agora? Uma coisa é estar presente nas mídias sociais, outra coisa é envolver e gerenciar a comunidade para atingir seus objetivos de marketing com sucesso.

Pensando nisso, preparamos um pequeno guia para orientá-lo na gestão de redes sociais da sua empresa. Confira as dicas:

1. Use a regra 80/20

As redes sociais são feitas principalmente pelas pessoas que buscam entretenimento e informação. Ao postar seus conteúdos, dedique 80% do tempo promovendo informações úteis, divertidas e engajadoras. Os outros 20% apenas você dedica às promoções do seu negócio.

Sim, sabemos que você gostaria de falar continuamente sobre suas ofertas fantásticas e mostrar o quão alto seu ROI pode ser nas mídias sociais. Mas você não poderá obter o ROI que deseja promovendo constantemente seus produtos e serviços em vez de se concentrar nas necessidades reais da comunidade social.

Para melhorar o seu trabalho, tente publicar em fóruns, comente nos blogs de outras pessoas (tanto dos que já fazem parte de seus círculos quanto dos que você gostaria de conhecer), e/ou faça guest posts para outros blogs importantes em sua indústria para aumentar sua autoridade online.

2. Envolva seus colegas de trabalho

Quem já possui um blog de negócios entende que é essencial que o conteúdo seja atualizado regularmente e constantemente para manter os visitantes engajados. Mas esse não é o único trabalho que você terá. Entre outros, o seu trabalho de gestão de redes sociais envolve:

  • controlar e-mails;
  • planejar novas postagens;
  • link building;
  • gerir perfis e páginas sociais;
  • fazer SEO;
  • conquistar novos leads;
  • definir novas campanhas e anúncios, entre outros.

Você precisa encontrar maneiras de garantir um fluxo constante de conteúdo sem sacrificar outros canais de comercialização. A melhor ideia é envolver toda a equipe na produção dos conteúdos, compartilhá-los com seus contatos e apoiar o valor da estratégia da empresa.

Gerenciar uma equipe de colaboradores pode ser difícil, especialmente quando se trata de cumprir prazos rígidos para publicação. Portanto, use uma ferramenta para ajudá-lo a gerenciar a equipe nas mídias sociais, tal como a mLabs. Crie um calendário editorial para o blog e foque nele, deixando espaço para revisões e melhorias. Tente sempre ter algum conteúdo curinga para usar em uma emergência.

3. Planeje seu tempo de gestão de redes sociais

Nem sempre é fácil equilibrar o tempo gasto em diferentes redes sociais, mas basta guiar-se pelos resultados alcançados em cada plataforma.

Mesmo se você acha que precisa estar igualmente presente em todas as principais redes sociais, verifique os dados coletados até o momento, e você verá que isso não é adequado para você.

Por exemplo, se você não gerar visitas do Twitter, mas o Facebook está funcionando bem, gaste menos tempo no Twitter e mais no Facebook. Dessa forma, você saberá que usou seu tempo de forma mais eficiente.

4. Compartilhe conteúdos adequados

Compartilhe conteúdos adequados para atender às necessidades e interesses das comunidades individuais. Sem conteúdo adequado, sua empresa não terá valor para compartilhar, e seus seguidores ou fãs no Facebook vão preferir consumir o conteúdo de seus concorrentes.

Seu conteúdo também deve ser facilmente compartilhado, para que seus fãs possam expandir seu público para suas próprias conexões.

Além disso, tente adaptar o conteúdo às necessidades de cada rede social. Por exemplo, se no LinkedIn você estiver falando de tópicos do seu setor, você pode compartilhar conteúdo sobre notícias relacionadas.

Ou você pode descobrir que seus fãs do Facebook estão interessados em convites e webinars de eventos e que seus seguidores do Twitter apreciam a informação do produto. O segredo é testar que tipos de conteúdo funcionam melhor e, assim, fazer uma melhor gestão de redes sociais.

5. Planeje os conteúdos

Suponha que um dia você se encontre com uma grande quantidade de conteúdo, mas, obviamente, você está lotado de trabalho a fazer. Como você pode garantir que suas contas sociais publiquem o conteúdo certo no momento certo?

Planejar atualizações de redes sociais antes do tempo é a maneira mais eficaz de resolver esse problema.

Na próxima vez que você escrever uma publicação no blog, já pense em como ela pode ser um sucesso nas redes sociais, use ferramentas para programar o conteúdo a ser publicado, quais canais e quando.

O ideal é que essa ferramenta de gestão de redes sociais tenha um calendário editorial que organize os conteúdos a serem publicados, a fim de monitorar sua frequência e eficiência.

Assim, restará a você monitorar sua presença nas redes sociais apenas uma vez por dia para que possa participar de discussões, responder conversas e verificar as reações ao conteúdo compartilhado.

6. Otimize as redes sociais para geração de leads

Estar presente nas redes sociais é inútil se elas não estiverem otimizadas para geração de leads. Isto é, se você está gastando tempo valioso para fazer marketing em mídias sociais e seu objetivo é fazer novos contatos, como você conseguiria alcançar isso sem a geração de leads?

Maximize sua presença social para a geração de leads, linkando para conteúdo para download, adicionando chamadas de ação claras e agradáveis e direcionando pessoas para suas landing pages.

7. Monitore o seu sucesso

A melhor maneira de saber se você está alcançando seus objetivos é medir seus resultados com frequência e com precisão.

Verifique interações, visitas e leads sociais, fazendo análises semanais e mensais. Não basta verificar sua popularidade em todas as redes sociais, mas também quais postagens são mais apreciadas.

O segredo para melhorar é observar os dados com frequência, monitorá-los regularmente e determinar o que causou os picos altos e baixos. Só então você pode ter certeza de publicar o que as pessoas realmente querem, e será mais fácil convertê-las em contatos e clientes.

Você já está fazendo a gestão de redes sociais da sua empresa? Assine a nossa newsletter e receba novos conteúdos e dicas para aprimorar suas estratégias de marketing.


Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário!

avatar
  Inscreva-se!  
Notificação de